sábado, 24 de dezembro de 2016

No caminho do horizonte


Entre escândalos protagonizados pela trupe de dirigentes da CBF- Confederação Brasileira de Futebol, onde muitos nem podem viajar para não serem presos, 2016, pelo menos nas quatro linhas, parece terminar com a sensação de que as seleções “Canarinhas” agora estão no caminho certo.

Se na masculina a contratação do treinador Tite iniciou a recuperação do bom futebol brasileiro, o suficiente para já está com o "passaporte praticamente carimbado" para a Copa do Mundo na Rússia, a feminina também começa a apontar para o horizonte ao escolher pela primeira vez uma mulher para ser treinadora. A ex-jogadora de futebol, Emily Lima (foto) foi à escolhida e se mostra conhecedora do esporte e credenciada a comandar o time feminino. Como jogadora Emily Lima atuou na Seleção Brasileira Sub-17, em 1997 e na categoria principal como volante vestiu a camisa da Seleção Portuguesa de 2007 a 2009. Além de ter atuado em clubes brasileiros, espanhóis e Italianos. Como treinadora, também realizou trabalhos importantes no enfrentamento, na luta e resistência para quem trabalha com futebol feminino, principalmente no Brasil. Este ano, Emily, comandando a equipe de São José dos Campos, tradicional no futebol feminino, foi vice-campeã da Copa do Brasil 2016, em confronto com a equipe do Audax na final.

Em seu primeiro desafio como treinadora da Seleção Brasileira, na Copa Caixa Internacional de Futebol Feminino, realizada pela primeira vez em Manaus, Emily, com pouco tempo de trabalho, já mostrou uma equipe mais organizada dentro de campo e terminou a competição sendo campeã de forma invicta e com boas atuações, vencendo a Itália na final por 5x3. Durante o torneio as mulheres brasileiras venceram ainda a Rússia e Costa Rica.

Emily Lima no comando da seleção fortalece o movimento de luta e libertação pelo futebol feminino. O Futebol feminino é resistência. Na torcida para que as mulheres do Brasil conquistem cada vez mais mudanças e espaços.

Em 2017, pelo menos dentro de campo, as amarelinhas masculina e feminina estão no caminho do horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário