quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Vale a pena punir o Garcilaso por culpa da estupidez humana?



E mais uma vez o “real mundo paralelo” do futebol bate nossa porta. Ontem, foi um caso de racismo contra o jogador Tinga do Cruzeiro, no Peru (ver). Vi vários comentários falando que o time peruano deveria ter uma pena dura (talvez até a exclusão do torneio) para servir de exemplo. 

Sinceramente, não tenho uma opinião completamente formada sobre a questão de uma possível punição até por isso uso a interrogação no título. Mas, não vejo uma “punição dura” como algo muito efetivo sobre o problema. Vi que no próprio Garcilaso há negros e também não creio que a maioria do elenco seja racista, então, punir quem “não tem nada a ver” com o caso pela idiotice de terceiros seria justo? 

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

A falta que faz um bom "vinotinto"



Para muitos a Copa do Mundo no Brasil está completa, já que todas as "seleções importantes" estarão aqui (incluindo todas as campeãs). Talvez as maiores ausências estejam em jogadores como: Bale, Ibrahimovic, Lewandowski que não conseguiram classificar seus países para o torneio.

Não acho. Mesmo se à França tivesse sido eliminada pela Ucrânia, apesar da grandeza e importância francesa, a maior falta continuaria sendo a Seleção Vinotinto: Venezuela. Deixemos de lado qualquer pré-conceito ou ideologia em relação ao governo venezuelano. Apesar de que, sobre o tema, indico esse texto: A revolução bolivariana do futebol.