Muitos pitaqueiros e comentaristas de futebol dizem que volante que é volante tem que ser bruto, alguns até arriscam em afirmar que a posição é inútil. Desculpe, meus amigos, mas não concordo com vocês. Tem muito “trinco” bom de bola por aí. Tenho certeza que vocês só dizem isso porque nunca viram ou nunca prestaram a atenção nos grandes craques que atuam nesta posição.
Os volantes bons de bola podem ser a personificação do futebol-arte e concentrar técnica e habilidade, criação e beleza. Tem muitos jogadores na posição que roubam a bola com classe, que dão passes com categoria e ainda são vibrantes, lutadores, e jogam com muita raça. Jogadores com essas características são de encher os olhos, que pagam ingressos, que fazem você acreditar na beleza do futebol, que faz você acreditar que o estilo poético de jogar ainda estar vivo em meio a todo esse pragmatismo econômico, são jogadores que roubam aplausos e elogios inclusive dos adversários.
Atualmente, no Brasil temos grandes nomes nesta posição. Só como candidatos para defender a seleção brasileira na Copa do Mundo no Brasil têm dois volantes com essas características, Ramires, que atua no Chelsea, e, Paulinho, do Tottenham.
Em Pernambuco, em 2012, o Clube Náutico Capibaribe contou com o volante Martinez, que apresentou todas essas qualidades nas devidas proporções, mas que, no ano passado, não conseguiu repetir suas atuações por conta de uma série de lesões e acabou sendo dispensando do timbu esse ano.
Se eu fosse vocês, antes de dizer que não tem volante bom de bola por aí, prestaria mais atenção nos jogadores que atuam na posição para apreciar melhor o futebol.
Deixo esse link com alguns volantes bons de bola.

Nenhum comentário:
Postar um comentário